#portodosnós

VÍDEO: minimercado oferece entregas gratuitas durante período de isolamento

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Mais do que ajudar o próximo, Luciele Rodrigues Moraes e Fabiano Santos Machado promovem uma rede de ajuda mútua entre seu estabelecimento e seus clientes. O casal está há cinco anos à frente do Mercado e Padaria Toda Hora, minimercado situado no bairro Medianeira, em Santa Maria.

Cada pessoa reage à sua maneira quando os tempos se tornam difíceis, e quando o novo coronavírus chegou, os proprietários do mercado resolveram ser úteis para quem precisava ficar em casa mantendo isolamento.

- Resolvemos oferecer entregas gratuitas aos clientes do bairro. Fora do bairro a gente cobrava o valor de R$ 5, que é um valor baixo, mais pra incentivar a compra conosco. Foi uma época em que a gente via muita gente se beneficiando da necessidade geral, e cobrando preços altos pelas entregas. Percebemos que poderíamos ajudar de alguma forma e assim fizemos - conta Fabiano.


LEIA MAIS:

VÍDEO: empresa fotográfica de Santa Maria lança vitrine solidária

VÍDEO: na loja de armarinhos, solidariedade e tecnologia são ferramentas pra driblar a crise

Além das entregas gratuitas e de baixo custo, o casal faz questão de consumir o produtor local.

- Eu compro muito em grupos do Facebook, onde as pessoas vendem produtos caseiros, artesanais. É uma forma de experimentar coisas novas e conhecer o trabalho de cada setor, incentivando que continuem com as produções - explica Luciele.

Cooperação

O casal, que é pai do Matheus, de 18 anos, e da Martina, de 1 ano e 10 meses, está à espera do terceiro filho. Fabiano conta que a família toda prioriza o consumo de produtos e serviços locais, para colaborar com o comércio no entorno no mercado, mas que, acima de tudo, fornece espaço para que se vendam produtos caseiros em seu mercado.

- A gente consome produtos e serviços locais. Mas a gente também vende esse tipo de produto aqui no mercado. Tem pano de prato, máscaras caseiras, cueca-virada. E, além disso, dou preferência por vender produtos de indústrias locais também, como acontece com algumas bebidas, tipo o chope, que é produzido aqui em Santa Maria mesmo - diz.

É um ambiente de amizade, onde se pode comercializar uns entre os outros. Por isso a importância do comércio local.

- Muita gente nos conhece aqui nos arredores, mas não somos uma empresa grande. A gente pede que os clientes nos ajudem a passar por esta crise porque a gente precisa do trabalho do dia a dia pra se manter - destaca Luciele.

Gilsemar Machado faz a sua parte. O eletricista da RGE mora próximo ao Toda Hora e virou amigo dos proprietários. Ele é cliente desde 2017, mas conta que a relação entre eles parece , é como se conhecesse o casal há mais tempo.

- Fazer compras em um ambiente acolhedor, faz com que a gente se sinta em família. Já conhecem o nosso gosto e sempre incentivam o cliente a experimentar coisas novas e caseiras aqui do bairro, como bolo, cueca virada e canudinho. Eles tão crescendo e levando mais gente junto. Essa é a relevância do comércio local - diz o cliente e amigo.

MERCADO E PADARIA TODA HORA 

  • Atuação - Mercado e padaria
  • Fundação - 2015
  • Empregos diretos - 3
  • Empregos indiretos - 5
  • No digital - pelo site 

#portodosnós
A campanha é uma iniciativa do Diário em parceria com a prefeitura de Santa Maria e conta com apoio de: AHturr , Ajesm, Apusm, Associação Rural de Santa Maria, ATU, Cacism, CDL, Espaço Contábil, OAB, Secovi, Secsm, SHRBS, Sindigêneros, Sindilojas, Sinduscon, Simprosm


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Calendário da 2ª parcela do auxílio emergencial sai na próxima semana Anterior

Calendário da 2ª parcela do auxílio emergencial sai na próxima semana

Próximo

Estabelecimentos encontram dificuldades para manter pagamento de aluguel

Economia